Primeiro Dia – 26 de julho

Rio de Janeiro, 26 de julho de 2010.

DIÁRIO

Acordamos mais cedo hoje para montarmos a estrutura das ações. Temos uma novidade esse ano, além da comunidade do Borel, atenderemos também os irmãos da Chácara do Céu, uma comunidade que fica no extremo do morro, separando o Borel do Morro Casa Branca.
Saímos muito empolgados do Seminário Batista do Sul do Brasil, onde estamos hospedados, principalmente os que estão aqui pela primeira vez e que ficaram bem impressionados ontem depois de conhecerem a comunidade.
O clima no morro é totalmente diferente depois da chegada da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). O clima de ordem é patente e altera a rotina do morro, ou melhor, a ex-não-rotina. Tudo está mais limpo, organizado e menos marginal. De fato organizar o caos faz muita diferença.
Os que já vieram outras vezes, sentem-se em casa. Reencontram velhos amigos, conversam com muitas pessoas chamando-as pelo nome, perguntam de contingências do passado. Alguns de nós parecemos fazer parte da comunidade. Isso é fruto de uma parceria consistente que se transformou em relacionamento e, claro, fruto de uma presença espiritual que transcende realidade, geografia e presença.
Pois é, nossos pés estão no morro!!!

Neto, líder da base da Jocum Borel


Alunos da escola Bom Tom se apresentam pra nos receber



AÇÕES

• BELEZA – o salão aconteceu na Chácara do Céu, onde atendemos mais de 100 mulheres com serviços de depilação, corte, alisamento, tintura, relaxamento, escova e unhas. A Dona Maria chamou a atenção das meninas depois de ser atendida: “viram agora como eu sou bonita?!”
• E.B.F. (Escola Bíblica de Férias) – recebemos um grupo de quase 100 crianças na Chácara do Céu pela manhã, que ouviram o Dr. Teológico contar a história da criação do mundo. À tarde a E.B.F. foi no Borel e, além das histórias, começamos a gincana infantil;
• ARTESANATO – A Késsia deu sua primeira aula sobre “biscuit”. Aprender a fazer esses artesanatos pode ajudar as mulheres do Borel a reforçarem sua renda.
• DENTISTA – O Pedro Horvath já atendeu várias pessoas. Um dos atendidos foi um menino de 12 anos, que não tinha um dos dentes da frente e saiu com seu sorriso branquinho e perfeito.

Alegria no Pr. Rogério na preparação da E.B.F.


Preparando a E.B.F.


E.B.F. Chácara do Céu


Enquanto se serve, também se diverte

Preparando a E.B.F.


A beleza da alegria


Deles é o Reino dos Céus



E dá-lhe escadas
Nosso parceiro, Wanderley, dono do salão Irmãos, na Tijuca

Salão de Beleza

PONTO BAIXO
Perguntar a idade de crianças que pareciam ter 7 anos e, na verdade, têm 11 ou 12.

PONTO ALTO
Testemunho do Pr. Maurício, pastor da Igreja Batista Peniel, uma de nossas parceiras desde a primeira viagem. Ele disse que nosso testemunho desde 2008 o motivou a começar um projeto parecido. E ele começou a fazer isso no final do ano passado e já atendeu 4 cidades com mais de 100 voluntários em cada viagem.

Hora da história

Atores do teatro infantil

CENA DO DIA

Ver irmãos da comunidade do Borel subindo para servir aos irmãos da Chácara do Céu. Entendam amigos. Essas comunidade eram rivais por conta de facções de tráfico diferente que as lideravam. Há muitos anos não havia nenhum tipo de intercâmbio entre elas.
Hoje, ver o pessoal do Borel subindo para servir à Chácara do Céu foi muito especial e marcante.
Jesus é especialista de desfazer rivalidades, quebrar muros e reaproximar os separados através do amor, cuja porta de entrada é o serviço.
Começamos o dia orando de mãos dadas, como um símbolo singelo daquilo de maior que nos une.

Vista do lado direito da Chácara do Céu

A parte masculina da equipe

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

24 respostas para Primeiro Dia – 26 de julho

  1. Duca Tambasco disse:

    Muito bom ver sorrisos!
    Muito bom ver motivação!
    Muito bom ver amor!
    Meu coração está aí com vocês. Sei que não é a mesma coisa, mas é sincero!
    Quando digo isso, quero dizer que os sorrisos, histórias, o suor, vai estar gravado na memoria de vocês… que privilégio!!!
    Amo cada um que colocou o Pé no Morro, alguns eu conheço, outros não, mas sei que o que a motivação de todos é uma só… o amor!!!
    Abraços.
    Duca Tambasco

  2. Que legal poder acompanhar por aqui! Queria poder fotografar tudo isso! Ainda bem que alguém (conta quem!) tá fazendo isso para dividir com a gente essas imagens e alguém tá escrevendo também, obrigada!

  3. Karol Coelho disse:

    Lindo! Isso é que é ser cristão! “O amor une perfeitamente todas as coisas.” E não há nada maior do que o amor.
    Esse projeto só existe no Rio?
    Tem algo parecido em SP?

    Beijos e fiquem na Paz!

  4. willian diana disse:

    Isso ai galera vamos la!!!
    minha vontade de estar ai com vocês é muito grande mais infelizmente não da!!!
    vamos todos seguindo para o mesmo caminho com um unico objetivo mostrar que nosso Deus é maior que qualquer desigualdade social ou qualquer rivalidade entre os seres humanos!!!!

  5. Aline Gomes disse:

    Isso motiva ainda mais os projetos aqui em sj rio preto. Nos dá novas idéias,
    e acho que o pensamento de vocês é o mesmo que o nosso:

    – não queremos mostrar o quão bonzinhos somos,
    queremos mostrar o amor de Cristo em nós.

    Deus abençoe vocês, lhes dê força, e direção…(principalmente nos momentos que as coisas não dão taao certo.

    abraços. @aalinegomes

  6. Milena Santos disse:

    Ah é ótimo estar com voçês mais uma vez,e dessa vez podendo ajudar!
    Tem realmente sido uma experiência maravilhosa ter voçês aqui,assim como nos outros anos,è bom rever os amigos antigos e conhecer Amigos novos.
    Todos voçês são muuito especiais! é bom estar com voçês compartilhando da mesma alegria e da mesma experiência!
    um beijo enorme!

  7. A alegria de quem recebe ajuda é o refletir da alegria daqueles que trabalharam para que isso acontecesse.
    Trabalho por amor, levando a palavra de Deus para essas vidas, que muitas vezes são deixadas à par da sua própria sorte.
    Lindas fotos de sorrisos, lindo texto, algo que ficará marcado para sempre no coração de quem trabalha, de quem recebe e no coração de Deus.
    Um belo trabalho, uma bela iniciativa.
    Deus abençoe grandemente à todos e que a palavra que está sendo pregada a esta comunidade por meio dessas atitudes gere frutos nos corações.

  8. Estevão Medeiros disse:

    Saudade de amigos do Borel! Não darei nomes pq acaberei esquecendo alguns…..As campanhas de King’s Kids por lá fora as melhores da minha vida! Amanhã irei rever um amigo que não está mais por lá….O Pedrão!

  9. Rebeka Azevedo disse:

    Muito lindo esse projeto
    Deus vai abençoar muito…
    eu creio e agora também vou orar por esse projeto>>>
    Deus é fiel!
    abraço:)

  10. Mari Merlim disse:

    …Porque Deus veio pra Dona Maria,
    e pra cada uma delas.

    Que o Pé no Morro seja só o primeiro passo!

    Tenham certeza que depois desses dias, quando o ‘pé’ sair do morro, o coração vai ficar.

    • Já temos uma aprceria de longa data. Essa é a quinta vez que estamos aqui oficialmente, fora as extra-oficiais, quando jovens vêm passar férias, feriados, ser padrinhos em casamento, etc…
      O que começou como uma parceria, virou uma grande amizade.
      Abraços

      • Mari Merlim disse:

        Sim, lembro de quando passei pelo Borel, no calendário gigante da Jocum já tava lá marcado IBAB IBAB IBAB IBAB IBAB… Heheh… E perguntando sobre o que era, eles falaram sobre o trabalho e a grande amizade que vocês tinham.

        O primeiro passo, é claro, é pra quem tá aí pela primeira vez! Pra quem tá desde o início do projeto, já tem muito morro subido e perna torneada, né!?

  11. Ana Elo disse:

    Já li e vi as fotos várias vezes… É muito bom vê-los. Ao mesmo tempo é ruim por não estar junto…
    Mas o que fica pra mim é: apesar de toda a dificuldade do pré, de perdas, da correia, eu posso ver nos olhos de vocês, nos sorrisos e no relato o amor de Deus e o cuidado de Deus.
    Esses abraços, olhos brilhando compensam qualquer dificuldade que tivemos.
    Me sinto parte, me sinto aí com vocês… de alguma forma esses textos e fotos me aproximam.
    Que Deus abençoe vocês, dê ânimo e força.
    Vamo que vamo, porque a semana tá só começando!!!
    Beijos e abraços apertados!!!!

  12. beth bento disse:

    Estou muito emocionada por ver a disposição e o amor desses jovens que poderiam estar aproveitando suas férias de tantas outras maneiras, mas escolheram servir a Deus, servindo pessoas. Tenho muito orgulho de todos vocês que estão aí. Beijos nos corações e super hiper mega pra Bruna… minha petit. rs

  13. Davi Lenço disse:

    Feliz por saber que o Borel ta sendo banhado pelo amor de Deus nesses dias com a vida de vcs aí. Continuem amando, ajudando, fazendo a diferença e deixando a marca do Reino por onde passarem.
    Orando e agradecendo a Deus pela presença de vcs no Borel !
    Abraços, Davi

  14. Jaime disse:

    Galera linda e abençoada.

    Parabéns. Que Deus os use sempre.

  15. Carol Brega disse:

    Meus amigos,

    Que delícia poder ler essas histórias e saber exatamente do que vocês estão falando! Como a AnaElo disse, eu já li várias vezes! E não tem como controlar, as lágrimas enchem os meus olhos!

    Me lembro muito bem no primeiro ano quando o Fabricio me falou pra eu ir com o pessoal pro Borel, e eu disse claramente pra ele: NÃO, eu não sirvo pra essas coisas! Mas que supresa boa foi o ano passado descobrir que SIM, eu sirvo! Eu sirvo para SERVIR!

    Amigos, quero encorajá-los nesse dia a isso tudo que vocês estão fazendo, alguns de vocês já tem idéia do que é, do como esse tipo de ação se desenrola na vida dessas pessoas, e na vida de vocês! Vou contar um segredo agora: uma vez estando ai, não tem mais volta, esse lugar vai começar a fazer parte de vc! E não ache que isso é ruim! Essa é a melhor parte! Vcs não tem a noção do quanto eu gostaria de estar ai agora! Meu coração está apertadinho de saudade de rever alguns rostos, de ouvir algumas estoria, de estar perto de gente q me faz sentir perto do Pai! Desfrutem desse tempo com muito trabalho! Pois sei que vocês no final vão se sentir PRIVILEGIADOS por ter feito parte disso!

    Oro nesse momento para que o Pai cuide de vcs com todo carinho e que onde os pés de vocês pisarem o AMOR Dele seja manifestado! Oro tambem para que Ele dê a vcs um coração atento a tudo! Para que vcs não desprezem nada do que ouvirem! Que Ele dê o descanso merecido durante a noite e que durante o dia dê o folego necessário para subir novamente!

    Lembrem-se que as estorias nos remetem a eternidade! E elas tem que ser valorizadas! Esses são os momentos mais rico que temos com as pessoas! Não deixem de olhar nos olhos, de abraçar, de dar um sorriso! Essas coisas podem transformar muitas coisas que a gente não consegue ver!

    Bons dias pra vcs ai! Contem comigo e minhas orações! O Pai está no controle!

    Vocês fazem parte de uma historia linda!! E a gente fica aqui feliz da vida por ter vcs ai nos representando!

    Bjos meus em todos e abraços bem apertados!!

    • beth bento disse:

      Chorei em pleno ambiente de trabalho ao ler a Carol Brega. Linda, que Deus te abençoe tambem, muitissimo. Beijos no seu coração lindo e quente. beth (mãe da bruna)

  16. Ana Carolina Oliveira disse:

    Ola Amadoss!!

    Que delicia ler esse diário e ver essas cenas azuis que refletem a alegria desses cariocas do morro em nos receber, muito bom enxergar como o amor do Senhor se manifesta de forma tão brilhante e linda nessa comunidade!
    Como pé do corpo que ficou aqui e amiga, me sinto participante dessa ação e estou realmente muito feliz e com o coração cheio!
    Esbanjem amor e carinho, e ganharam muitas histórias e pessoas para carregarem com vocês na mente, coração e cuidado em oração.
    Lindos!! Beijos a todos!! E uma piscadela pro Samuca!!rs
    Amo vocês!

    Ana Carolina
    …em oração aqui, e coração aí!!

  17. aquilabn disse:

    Passando aqui rápido.
    Muito bom poder estar aqui no Borel com o povo. O dia de ontem foi mesmo muito bom e hoje tivemos o prosseguimento das ações, além de tanta coisa nova.
    Me impressiona pensar em como depois de passar o dia carregando, limpando, cuidando de tanta coisa, queremos mais e mais, queremos nos doar e fazer de uma forma melhor.
    Eu lamento não poder ficar até o fim, esse é meu último dia, e daqui a pouco vou subir aquela escadaria enorme pra preparar o jantar da galera, mas sem dúvida alguma, vale a pena poder viver pra isso, pra servir e dar de mim. Pra ajudar a construir pontes que liguem essas pessoas entre si, aproxime tantos por ali e em tudo isso, sinalizar pra cada um envolvido, do Borel ou da equipe, o Reino de Deus.
    Me sinto privilegiado.

  18. Marcão da Ibab disse:

    Que coisa linda Ibabjovem! Servir a Deus ajudando o outro, com certeza é a coisa mais certa e que nos identifica com o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, ainda mais quando se faz com tanto amor, dedicação e alegria (pricipalmente o Vitão…rs) como vcs o fazem. Bru, bjs e força na peruca ai…rs te amo.

    Deus abençoes todos vcs.
    Marcão da Beth que é mãe da Bruna e do Batera, e todos são da familia Ibab.

  19. disse:

    Bom pessoal estar aqui é sempre muito especial, tenho o privilégio de estar desde o começo e confesso para vocês eu amo este lugar.
    Hoje vi uma cena linda aqui, subimos com mais de 30 crianças para Chácara do Céu, comunidade considerada inimiga do Borel, muitos confrontos aconteceram entre estas comunidade no periodo em que o movimento prevalecia por aqui. E ver estas crianças no campo jogando bola com as crianças de lá, é uma cena para guardar nos corações.
    E ao ver isto, penso, estes anos de destrução não é capaz de apagar o amor de DEUS sobre estes lugares, e tem sindo impressionante ver o que DEUS tem feito até agora aqui.
    Peço que orem por amanhã, quando as crianças da Chácara desce para o borel para uma atividade esportiva numa escola estadua. Que esta relação continue.
    Carol e Nelo, não se esqueçam, vocês fazem parte disto. As Historias (estorias) de vocês se misturam com as estorias das pessoas desta comunidade, o que DEUS tem feito na vida deles para pela disposição e pela vida de vocês. E também a estoria de vocês passam por este lugar. Que privilégio é fazer parte disto com vocês.
    Bom galera é isto e nos próximos dias tem mais
    Abraços

  20. Parabens pelo trabalho!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s